2007-04-06

A importância do acento

Vou cometer uma tremenda inconfidência e admitir aqui que já vi o '300'. É uma inconfidência porque na quinta-feira o meu mano convidou-me e eu vi-me obrigado a recusar. No entanto, hoje, tive os meios (leia-se euros) para poder ir ao cinema no El Corte Inglés e, após uma avaliação cuidada do que estava em cartaz, acabei por convencer a pessoa que me acompanhava a ir ver o filme.

O filme é, como a referida pessoa o definiu, "para gajos". Sim, sangue, golpes violentos e brutalmente teatrais, monstros catitas, umas cenas de bolinha vermelha, umas quantas piadas pelo meio... Eu gostei, sobretudo pela forma como é filmado, sobretudo na aposta de cores que dão um ar muito cru ao filme. Não há cá as mariquices como no 'Gladiador', em dar grande ênfase à paísagem e tal.. Neste filme é "porrada neles" até dizer chega!

Mas o que mais me divertiu - e isto vai parecer estupidamente infantil - foi algo que li no folheto com os filmes em cartaz. E reparem como a ausência de um acento pode gerar um chorrilho de piadas a relembrar mais tarde numa qualquer 'geek night' ShoGuística! Então é assim...

O filme, como vinha lá explicado no folheto, conta a história de 300 espartanos, comandados pelo rei Leónidas I, que lutaram contra um numeroso exército persa, liderado pelo rei Xerxes (no filme, interpretado por um Rodrigo Santoro com ar francamente abixanado). Ora, o relato que chegou até ao dias de hoje, feito pelo historiador Heródoto de Halicarnasso, sobre este particular episódio da II Guerra Médica ficou conhecido por um nome específico.
E que nome é esse, perguntam-me vocês? Pois bem, foi a "Batalha de Termópilas".... Já perceberam? Viram onde o acento caiu? Pois é... Vejam lá o que é um gajo da minha idade rir-se com isto...

Enfim, a verdade é que o feriado foi maravilhoso. Não pelo dia de sol, não pelo almoço no Vasco da Gama, não pelo banco no Parque das Nações, não pelo filme no El Corte Inglés.... Foi marvilhoso porque eu tive a honra de ter a sua companhia ao meu lado a cada momento... E como eu amo cada momento que ela me deixa passar ao lado dela.


Oficial persa - "Fools! Our arrows will blot out the sun".
Stelios - "Then we will fight in the shade"!
Eu - "Podem lutar à sombra porque têm Termopilas.. AHAHAH"

Aniki

5 Comments:

Blogger Butch Cassidy disse...

Fui ver o dito filme no sábado (ontem), não lhe achei muita piada, e foi exactamente isso que eu também achei mais engraçado(as Termópilas). "Frio? Eu não tenho frio... ... e o meu pai também!"

8/4/07 23:33  
Blogger Luis Alves Pinto disse...

É verdade que o assento é importantíssimo. Olha eu, na bateria, sem assento?

9/4/07 23:09  
Blogger Lima Limão disse...

eu tambem ja vi o filme...é so pancada....
e realmente o rodrigo esta mt estranho neste filme..

beijoca p ti ;)

10/4/07 00:04  
Blogger Kid Sundance disse...

This is blasphemy! This is madness!

(Luisão merece uma vénia pela excelente piada. O resto de vocês merece uma morte violenta às mãos de um dos 300. Figuratively speaking of course.)

11/4/07 09:48  
Blogger William disse...

Bem, sou o único a comentar que não viu o filme... seus ranhosos...

Termopilas tb pra voces :p

12/4/07 11:35  

Enviar um comentário

<< Home