2007-03-17

London - Day 2

Sábado, dia 10. Acordo às 9h30 e apresso-me a tomar um duche, trato do meu pequeno-almoço rapidamente e faço duas sandochas para levar comigo nesta primeira incursão ao centro de Londres. A caminho da estação tiro umas quantas fotos do rio Tamisa a passar por Richmond. O sol traz muita gente para umas esplanadas ali instaladas e já há bastante movimento…

Na estação, pago cerca de 34 libras por um passe semanal que me vai durar até ao dia 16. Uma coisa fantástica neste passe é que posso andar em todos os transportes públicos: comboio, tube, autocarros e até em alguns barcos que fazem serviço de ligação no Tamisa. O meu destino, como em todas as viagens a partir de agora: Waterloo.

A estação está estrategicamente colocada na margel sul de Londres e dali chega-se aos principais pontos de interesse da cidade. Neste meu primeiro dia, apostei no seguinte circuito: Big Ben, Westminster Abbey, Downing Street (o Tony mora no número 10), Trafalgar Square e National Gallery.

Infelizmente, escolhi mal o dia para a minha primeira visita, já que sábado é dia de turista andar a palmilhar as ruas de Londres. E há de tudo: japoneses, chineses, coreanos, alemães, holandeses, franceses (umas melgas estes), americanos, espanhóis (estes então são mesmo dos piores) e até ingleses… No meio disto tudo, lá ia eu, tirando uma foto aqui, outra acolá e, claro, sem aparecer nas ditas cujas muitas vezes.

Sim, que isto de andar a turistar sozinho tem esta desvantagem, é sempre preciso pedir a alguém o favor de tirar uma foto nossa junto a um ponto de curiosidade qualquer. Depois de atravessar a Westminster Bridge e tirar algumas 40 fotos à vista, ao Big Ben e ao Parlamento, o estômago queixou-se e lá parei eu no Parliament Square para almoçar: cuscus comprado no Tesco e uma sandocha, tudo isto regado com uma Coca-Cola light.

E Londres é de facto um mundo dentro do Mundo. Logo ali, enquanto ia comendo, desce pela Whitehall (uma bruta avenida fantástica) uma manifestação a pedir a retirada da China do Tibete. Tirei umas fotos, algumas das quais, acredito, até seriam publicáveis. Posso não ter grande sentido artístico, mas para fazer fotografias mais ‘press’ até tenho um jeitinho.

Dali desci a rua dos ministérios (uma paralela a Downing Street) e depois de passar pelo impressionante edifício da Horse Guard, juntei-me a outro bando de turistas para tentar espreitar o número 10 na porta da casa do PM. O Tony não veio a rua dizer olá à malta, mas eu até consegui uma foto jeitosinha…

Já se ia fazendo tarde e eu queria era ver mais de Londres. Por isso siga a subir a Withehall até Trafalgar Square. Porque é um ponto de tremenda referência, pedi a um alemão, depois de me ter esmerado a tirar-lhe uma fotografia com a Coluna do Nélson em pano de fundo, que me retribuisse o favor. O palerma não vai de modos e pumba, faz isso… Ou seja, eu apareço, mas a coluna só a base…

Atravessei a praça, que estava a ser palco de uma manifestação por parte de uma associação de defesa dos direitos das mulheres no Zimbabué (juro que não é mentira…), entrei na National Gallery. Meus amigos.. Fartei-me de andar, cansei-me para caramba, mas valeu TANTO a pena…. Eu não me considero um entendido em arte e muito menos em pintura… Mas quando se olha para talento, sabemos admirar mesmo não sendo ‘peritos’…

Depois, quando saí, já se fazia tarde e volti para Waterloo. No caminho ainda comi uma sandocha que me restava e parei num outro Tesco – é tipo o sítio ideal para comprar comida a bom preço –, para comprar um batido.

Apesar do cansaço, ainda deu para ir beber uma cerveja num pub perto da casa da Emma e que fica em Richmond Hill. O sítio é fabuloso, com um óptimo ambiente e foi uma óptima forma de encerrar este segundo dia de Inglaterra…

Mais das minhas aventuras já a seguir…

“A lealdade e o respeito são uma forma de vida”
Aniki

Ps: como podem reparar, isto já foi há uns dias, mas nos próximos tempos os posts vão ser assim.. Em estilo flash-back e muitos deles serão já colocados no blog quando eu estiver em Portugal. Parecendo que não, o escrever à posteriori faz ressaltar o essencial de cada dia =o)

3 Comments:

Blogger Lima Limão disse...

Humm os teus dias tem sido muito animados =)=)

espero que esteja a ser tudo optimo por ai =)

beijoca!

19/3/07 00:33  
Blogger Celso Soares disse...

Espero que a viagem de regresso tenha sido boa, e nao te esquecas de escrever aqui no blog sobre as noites escaldantes que passamos juntos no Soho. Abracos.

19/3/07 10:38  
Blogger Butch Cassidy disse...

...e sobre as ainda mais tórridas passadas em casa...

21/3/07 10:56  

Enviar um comentário

<< Home