2007-03-29

London - Day 7

Acordei mais cedo do que tinha inicialmente previsto, sobretudo porque adormecera com o pensamento em Lisboa e lá pelas 6h30 da manhã, após um sonho com um varandim de um certo prédio, não consegui mais pegar no sono. Fiquei a pensar como sentia saudades de partilhar tudo o que ia vendo e enquanto matutava nisto tudo, decidi que iria a Greenwich e voltaria mais cedo para dar um saltinho ao Natural Café para uma dose de net.

Após o ritual banho/pequeno-almoço/preparar sandochas, fiz-me à estrada e depois da viagem do costume entre Richmond e Waterloo, segui de metro até Canary Warf. Para quem não sabe, é uma espécie de Wallstreet londrino, com prédios todos modernos e, pelo que soube, também é um dos alvos a atacar pelo Bin Bin e os seus amigos…

Mas pronto, conversa à parte, eu apanhei lá uma espécie de metro/comboio e após uma curta viajem saí na estação de Cutty Sark for Maritime Greenwich. Eu contava ver o famoso barco, o Cutty Sark, mas o dito cujo está a ser restaurado e como tal só em 2008 volta a estar aberto ao público.

Após munir-me de um mapa ali da zona, tenho-o aqui comigo entre as muitas coisas que trouxe das minhas várias visitas aos museus e sítios por onde passei, andei pelos jardins do Old Royal Naval College, onde, além de estar instalado o National Maritime Museum (grátis, como se quer o museu), também existe a Trinity College of Music. E digo-vos, passear ao sol, por jardins encantadores, a ouvir canto coral (do bom, com alguém a cantar um baixo fabuloso) ou a deixar-se levar pelos lamentos de um conjunto de cordas, é qualquer coisa de fabuloso…

O National Maritime Museum acabou por ocupar grande parte da manhã e foi muito interessante, embora gostasse de ter tido mais paciência para ver tudo. Só que ao aperceber-me das horas, optei por fazer um final de visita mais rápido e tratei de almoçar antes de ir até ao Royal Observatory. O rápido lunch foi feito num banco virado para Greenwich Park e que maravilha foi…

O caminho até ao observatório é muito agradável e o edifício fica assim num alto, sendo necessário enfrentar uma senhora encosta para chegar lá acima. Mas nada de muito cansativo, embora eu, por esta altura da estadia em Inglaterra, já tivesse as pernas a lamentarem-se regularmente. Aquilo lá em cima estava cheio de gente e, claro, tudo a querer ser fotografado junto ao monumento que assinala o local onde passa o meridiano.

Eu, como bom turista, não quis perder a oportunidade e consegui que um casal muito simpático – disseram-me ser do norte de Itália –, me tirasse uma fotografia. Eu ainda visitei o observatório e confesso que gostei bastante deste bocado lá em cima, sobretudo da fabulosa vista sobre Greenwich e Londres (ao longe, claro).

Depois, e com algum desgaste já a acumular-se de tantos dias a acordar cedo, decidi então regressar rapidamente para Richmond, ainda para ter algum tempo de qualidade na net. Uma vez mais, as horas no Natural Café foram sobretudo uma oportunidade de matar alguma saudade e se me permitem, para já continuarão a ser apenas para mim…

Direi apenas que desta conversa, veio a programação para aquele que seria o meu último dia em Londres. Sexta-feira, dia 16, seria dia de Imperial War Museum. Mal sabia eu…

"A lealdade e o respeito são uma forma de vida"
Aniki