2007-12-26

Consoada ao som da MPB

Não, não é axé, forró, baile funk ou outras manifestações que eu considero francamente más da música brasileira. Estou a falar de MPB, de música de intervenção, de poemas escritos e cantados para desafiar a ditadura militar que, entre 1964 e 1985, oprimiu o povo brasileiro.

Depois de um jantar a cinco - os meus pais, a minha cunhada, o meu irmão e eu -, a sobremesa foi degustada nos entremeios de uma conversa deliciosa. Ok, falar de ditadura militar não é algo que pareça muito 'animador', mas o que nos interessou, a nós mais novos, foi absorver um pouco dos relatos e histórias que os meus pais foram partilhando connosco.

Conversa puxa conversa e fomos parar na música e num conjunto de artistas que lutaram contra a opressão. Entre os nomes e as músicas que acabamos por pesquisar no Youtube, estava a "Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores", de Geraldo Vandré. Curiosamente, este mesmo artista que, de acordo com os meus pais, escreveu uma das mais controversas músicas daquela época, acabou por se tornar um proscrito entre os artistas da altura, sendo acusado de ter sido um dos delatores a soldo do regime.

Se assim fio, não sei. E a própria história não sabe afirmar com certeza se ele foi mesmo um 'chibo'. Eu prefiro dar-vos aqui esta grande música. Desfrutem.




Entretanto, já tenho no portátil as fotografias que tirei na viagem a França, para a reportagem com o Groupama 3. A ver se nos próximos dias, com o aproximar das férias (ah pois é, de 28 de Dezembro a 8 de Janeiro é férias!) consigo contar um pouco da aventura por lá.

Finalmente, e porque não o fiz em tempo útil, quero deixar a todos os que (ainda) por cá passam os votos de um Feliz Natal (espero que tenha sido bom) e de excelentes entradas, com muita saúde em 2008!

Um abraço!

Aniki