2008-03-26

Recordações VI

Não sei porque, mas o meu último post 'musical' deixou-me assim a modos que num sentimento revivalista. Outro nome bem conhecido dos apreciadores de música francófona é o Francis Cabrel. Ele tem uma série de músicas que faziam parte do 'Quart d'heure americain'. O que raio vem a ser isso, perguntam vocês. Pois bem, esta era a altura em que nas 'boums' (afrancesamento da palavra inglesa 'boom') só passavam slows para a malta dançar abraçadinho às miúdas.
Sim, porque aos 12/13 anos se chegasses a esta altura de uma festa e não dançavas com ninguém, diziam as normas que eras um pária, um falhado. Claro está que não é pelos 15 minutos de uma boum que se julga uma pessoa, mas garanto-vos que um tipo esfalfava-se sempre para arranjar par para o dançarete final!

A versão que aqui apresento é bem antiga, mas é o Cabrel a fazer um playback sobre a gravação original. E para quem interessa, a música é tão velha quanto eu, já que foi lançada num album de 1979, ou seja, 29 anitos. Digo-vos que ainda hoje é som para dar um pezinho de dança ali pelos lados das festinhas francesas.



Ainda na francofonia, mas subindo um pouco mais para o norte, rumo à Bélgica. Há uma música do Jacques Brel que me impressiona a cada vez que a oiço e, graças ao Youtube, tenho oportunidade de rever. Chama-se 'Amsterdam' e é uma das interpretações mais impressionantes do Brel. Outro grande clássico deste senhor é a 'Ne Me Quittes Pas'. Permitam-me pois partilhar estas duas músicas com vocês.
Espero que gostem...






Abraços e até breve!

Aniki