2008-01-02

Viva o café!

Hoje fui ao café e, caros, que experiência fantástica. Inspirar a fundo sem ter que lidar com o fumo do tabaco... Há coisa aí de um pouco mais de um mês, na mesma mesa, no mesmo local, lá estávamos, os mesmos três de hoje a conversar por entre a fumareira dos cigarros. Esta tarde, até parecia mentira.

Uma das coisas que me tem deixado algo perturbado é a forma como muitos fumadores têm reagido a esta medida. Entre muitas críticas que ouvi na rádio hoje foi a de uma senhora que garantia que uma das suas liberdades fundamentais estava a ser violada... Ontem, dia 1, no telejornal das 13h00 na RTP1, um outro indivíduo proclamava à boca cheia que o Estado que tem retirado liberdade aos portugueses tinha voltado a atacar.

Dizia este mesmo senhor que esperava para o mês ver o Governo obrigar toda gente a praticar jogging numa de melhorar a saúde da população. Cá está um exemplo idiota e perfeitamente imbécil do tipo de reacção que alguns fumadores têm tido. É que os que pensam assim (felizmente há muitos que têm feito por cumprir a nova lei) não entendem que se fizerem jogging ou não, a saúde prejudicada é a deles. Enquanto que um cigarro num espaço público não os mata só a eles, mas também aos muitos fumadores-passivos que ali estão.

Outra coisa que me fez uma tremenda confusão é o egoísmo de um fumador. Passo a explicar: a Raquel e eu fomos almoçar a um local onde existe uma sala para fumadores, devidamente delimitada e tal e tal... Eu percebo que os agarrados do cigarro (basicamente são uns junkies 'tolerados' pela sociedade) queiram ter a sua dose diária de porcaria nos pulmões e restantes partes do corpo. O que me faz confusão é ver um pai e uma mãe entrarem com uma miúda aí dos ses 4/5 anos no dito espaço, expondo a criança ao fumo. Lá está, nada como incutir o vício aos mais pequenos desde cedo...

E não foi caso único. Outra senhora entrou acompanhada por 3 miúdos também para o dito espaço e mal havia pousado o derrière na cadeira lá sacou do cigarrito enquanto os putos brincavam com os grissinis... Daí falar em egoísmo. É egoísta quem está disposto a prejudicar a saúde de uma criança só para poder dar umas passas num cigarro.

Por isso tudo, um grande bem haja a quem teve a ideia de avançar com esta lei. Espero é ver daqui a uns poucos anos esta praga chamada tabaco definitivamente erradicada dos locais públicos.

E porque não quero que a ASAE, com o seu presidente prevaricador, faça cá um raid, quero deixar bem claro que este é um espaço livre de fumo ;o)

Um abraço!

Aniki

1 Comments:

Blogger Celso Soares disse...

Os fumadores sao pessoas que precisam de ajuda e que deviam levar pontapes nos dentes e estaladorras na cabeca.

No entanto sempre me senti atraido por cachimbos. Gosto do cheiro e do estilo. Especialmente desde que me ofereceram uma lupa e me tornei investigador, todo vestido em bombazine.

4/1/08 12:51  

Enviar um comentário

<< Home