2008-01-01

Avenida dos Druidas

Tal como prometido no ano passado (estes trocadilhos por altura da passagem do ano são mesmo fáceis) decidi colocar aqui no blog algumas das fotografias que tirei na viagem até Lorient para a reportagem com o maxi-trimaran Groupama 3.

Comecemos pois pelo dia 1 desta viagem, quinta-feira, dia 13 de Dezembro. A saída foi mesmo cedinho (o encontro no aeroporto estava marcado para as 7h00) e com destino a Paris. Claro está que eu não andei a tirar fotos nesta altura tão matinal, nem no avião. Preocupei-me mais em dormir aquilo que não tinha conseguido dormir em casa.

A viagem foi muito agradável até Paris, onde mudamos para um daqueles aviões mais "curtinhos" para voarmos até Lorient. O Groupama 3 (calma que a foto já vem) estava atracado numa antiga base de submarinos (hoje é um museu, mas não houve tempo para visitas).

Depois de uns minutos a esperar ao frio (4 graus em Lorient com um ventinho fresco nada agradável) pela RP do Frank Cammas, lá fomos ver o famoso barco. A cena da rede a ligar os três flutuadores fez-me alguma confusão, tanto mais que quando se dava um passo iamos assim como que a saltitar.

Lá dentro, o espaço é mesmo diminuto (13 metros quadrados habitáveis) e para um autêntico claustrofóbico como eu, não foi nada simpático (além de que o teto é baixo e andei a dar umas marradas lá em cima).

Inicialmente, deveríamos ter feito uma entrevista na quinta e outra na sexta antes de voltarmos a Portugal. No entanto, tanto o Frank Cammas, como o Frank Proffit estavam disponíveis e conseguimos despachar o serviço logo no primeiro dia. Ou seja, ficamos com uma manhã livre para ver a paisagem da Bretanha no dia seguinte.

Depois das entrevistas, seguimos para La Trinité-sur-Mer, onde iríamos pernoitar no Lodge Kerisper (na foto a parte de trás, já na manhã de sexta-feira).

Um jantareco num local muito chique, com excelente comida, bom vinho e queijos, complementados por uma excelente conversa fizeram o serão de quinta. No dia seguinte, iríamos ver um pouco das redondezas.

Na manhã seguinte, depois de um pequeno-almoço à francesa (ai ai os croissants...), ainda estive ali a volta do lodge a tirar algumas fotos, apesar do frio mesmo frio que fazia (podem ver na foto, quase 2 graus). É que havia geado e, como não é coisa que se vê por cá com frequência, andei a tentar captar um pouco destas lembranças de outrora.

Pegamos no carro, não sem antes retirar uma generosa camada de gelo que cobria todos os vidros e fomos um pouco ao sabor do vento (frio, lembrem-se). Na Bretanha, as principais placas de sinalização etão escritas em francês e em bretão (uma espécia de gaelico) e a principal referência visual na paisagem são os menires e os dolmens. Aliás, tudo ali tem um ar das histórias do Astérix, até o nome de algumas ruas ou, neste caso, a Avenida dos Druidas (tinha que justificar o título do post :oP)

Depois de andarmos aí cerca de uma hora, chegamos finalmente a Carnac, que é um dos locais onde existem o maior número de alinhamentos megalíticos na região (são também os mais famosos). Se calhar para muita gente tirar fotos a pedras é algo aborrecido, mas para mim é contactar de perto com a história.

Como seria de prever e naquela atitude de turista, não hesitei em dar uma de Obélix (não tenho propriamente físico de Astérix) e lá posei ao lado de um dos meníres. O crédito da foto deve ser atribuído ao António Peters, colega jornalista e excelente pessoa que conheci nesta viagem.

E pronto, depois disto ainda fomos até uma península supostamente com excelentes vistas, mas o frio e a necessidade de regressar a Lorient obrigaram-nos a encurtar o passeio.

O melhor nesta sexta-feira foi o facto de termos conseguido alterar o voo de regresso a Lisboa e assim chegar mais cedo a Portugal. Permitiu-me correr ao encontro da Raquel de quem, mesmo ao final de apenas dois dias, já tinha uma tremenda saudade.

Antes de fechar o post, queria apenas deixar uma foto que me agradou particularmente. Posso não ter uma super-máquina nem grande jeito para estas coisas da fotografia, mas esta aqui deixou-me satisfeito. Não sei, tem aquele je ne sais quoi... Enfim, cá está ela.


Um abraço a todos e a ver se em 2008 sou mais produtivo ao que ao blog diz respeito.

Até breve!

Aniki

1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

é verdade meu amigo, foi um prazeer essa viagem ao berço dos druídas.
dá notícias.

abração

antónio peters

29/1/08 13:46  

Enviar um comentário

<< Home