2007-05-23

Ainda o futebolês

Como o Luís mencionou num dos seus últimos comments, eu andei meio ausente do espaço e expliquei os porquês. Da mesma forma, não tive tempo de ler alguns dos blogs por onde passo com regularidade e que fazem parte de uma leitura rotineira. E porque estamos numa onda de futebolices, decidi fazer alguns comentários a este post do Gigi.

"Congratulo o Sporting porque é o clube mais justo do país, porque não se envolve em assuntos duvidosos e porque naturalmente é o melhor de Portugal" - Quanto a isto basta olhar para o Caso João Pinto, o chumbo do projecto na CM Lisboa e as razões do dito chumbo, o título com a dupla Duque/Veiga (sim, ele também por lá andou Gigi) que pôs fim ao jejum de 18 anos...

"Congratulo o Sporting porque deixou para trás uma equipa patética [...]" - Deduzo que a equipa deixada para trás (cabia aqui tão bem uma piada sobre a saga dos livros e tal, mas pronto..) seja o Sport Lisboa e Benfica. A tal que nos confrontos com a equipa da banheira, esta época, somou uma vitória (por 2-0 na banheira, com Simão a meter um dos golos) e um empate caseiro...

"[...] e só não supriu outra também ela patética porque foi levada às costas por três ou quatro jogadores chave e porque é liderada por um corrupto da pior espécie" - Ora bem... Não questiono a corrupção do líder do clube da aldeia ao Sul de Guimarães, mas isto de levar às costas, tem que se lhe diga: o tal número 31 da equipa da banheira meteu 15 golos esta época. Não fosse ele e em jogos com Benfica (fora), Paços de Ferreira (fora), Boavista (fora), Académica (casa), só para citar alguns, havia pontinhos a voar nas contas e lá ia a lagartagem para a Taça UEFA... Também não se pode apagar da história a vitórina na Choupana, com um golo marcado após uma falta fantasma...

"Congratulo o Sporting por ser uma equipa vencedora, com um plantel feito essencialmente com jogadores portugueses [...]" - De facto, são 16.. Mas voltemos aos números porque eles é que têm razão: dos 49 golos apontados na Liga, apenas 19 vieram dos pés de futebolistas protugueses. O que corresponde a qualquer coisa como 38,8 por cento de golos. Não muito longe de Alvalade, são 15 portugueses no plantel do maior clube do Mundo (garantia do
Guinness World Book of Records), sendo que em 47 golos marcados, 23 foram 'tugas' (48,9 por cento)....

Vá isto é coisa para animar aqui o cantinho por mais uns dias... Agora vou voltar ao serviço que a peça do Belém não pode mais esperar!

Até breve!

Aniki

4 Comments:

Blogger Luis Alves Pinto disse...

Vamos por partes...

1° parágrafo:
Em termos comparativos o Sporting é um santo.

2° parágrafo:
Devo dar o braço a torcer e reconhecer que o Benfica foi bastante castigado pelas lesões. Não deixa de ser uma equipa de dar para rir.

3° parágrafo:
Levaste demasiado a sério o que eu disse sobre "levar às costas". Quis dizer que foram poucos os jogadores que se evidenciaram e fizeram pela vida.

4° parágrafo:
Mas eu falei em golos? Não falei em golos, nem sequer em melhores marcadores. Apenas referi o facto do plantel sportinguista ter bastantes jogadores portugueses. E se quiseres vou mais longe: tem um onze base bastante luso. Ao contrário de certas equipas como o Nacional (ou o Marítimo?) que são mais estrangeiras que outra coisa.

E para finalizar, levaste o meu post demasiado a peito. Excepto talvez a parte em que me referi ao Benfica e ao Porto patéticos, não estava a visar nenhuma equipa em particular. Apenas a expressar o meu orgulho em ser sportinguista.

Além disso, por mais que eu deteste o Benfica, não chamo o vosso estádio de "cesto de pão" ou "galinheiro" ou coisa do género. Pelo menos não em público. Acho que encontraríamos enormes defeitos e alcunhas bem engraçadas a dar aos recintos dos três grandes, não percebo essa fixação pelo do Sporting.

Um abraço, caro!

P.S.: vocês, são, definitivamente o clube dos recordes populares, não são?

24/5/07 04:33  
Anonymous Anónimo disse...

Atenção boys !!
Olha lá que é assim que se perdem amigos ...
Deixem essas bobagens para lá !
Diz a sabedoria popular que se se quiser manter a amizade, não se discute futebol e política...
É que o tom está a começar a ficar meio azedo !

24/5/07 12:20  
Blogger Butch Cassidy disse...

quanto a posts clubísticos tenho-te a dizer uma coisa Tiago, antes tivesses ficado sem escrever. A tua ferrinhice vem logo ao de cima; a tua e a dos teus leitores. Como diria um velho amigo meu: "Assim não vais ter sucesso". Pensa bem na tristeza que era se fossem todos do mesmo clube. Não haveria sentido nenhum na competição. Bom, mas talvez se percebesse que o importante não é a cor de uma camisola, mas o desporto em si. E agora um comentário final menos moralista, porque eu sou uma pessoa "extremamente competitiva": Para mim nunca será uma vitória a derrota de um adversário. Apenas mais uma razão para ser respeitado quando eu o vencer.

24/5/07 14:15  
Blogger Aniki disse...

Azedar? De modo algum.. Uma coisa é certa, ninguém em Portugal fala de futebol e de diferenças clubísticas sem que às tantas haja aquela coisa do "o meu clube é melhor que o teu". Faz parte da discussão ser-se ferrenho na defesa do clube que se apoia.

Eu admito que tenho um jeito para ser exasperante quando entro na política "adepto cego e ultra ferrenho".. Mas também sei reconhecer coisas positivas nos outros clubes: sou grande fã do João Moutinho (acho que o tipo ficava melhor de camisola encarnada, mas pronto), aprecio muito o talento do Miguel Veloso...

E Gigi, falar da banheira nunca é depreciativo. Da mesma forma que quando se fala em lagartos, lampiões e tripeiros, ninguém leva muito a mal... É parte da jigajoga do futebolês nacional.

Fiquem-se bem todos!

Ps: FORÇA BELÉM!!! EHEHEHEHE =O)

24/5/07 14:41  

Enviar um comentário

<< Home