2006-11-29

'Melagcholia'

Desde que voltei ontem para casa que fui atacado por uma incompreensível melancolia. Não me perguntem a razão, porque nem eu sei bem explicar o que se passa. O certo é que este estado levou-me a recuar no tempo e rememorar uma altura da minha vida durante a qual passava as minhas madrugadas em claro, qual típico ser noctívago, ouvindo música e adiando ao máximo o momento de mergulhar nos braços de Morfeu...

Esta fase, que durou uns bons dois anos (com consequências bem vivas ainda hoje no meu dia-a-dia), passou... mas nunca chegou a desaparecer por completo. Digo isto porque de vez em quando vejo-a voltar, em véspera de um regresso ao trabalho ou nas alturas em que, por uma razão qualquer, a vida não me sorri.

Não a recebo de forma angustiada, pois de certa forma até me agrada a melancolia. Acho que é algo de profundamente belo porque, na maior parte das vezes, leva-nos a um estado de solidão. Sim, estar só é mau... Mas aprende-se muito com a solidão, com a quietude no nosso pensamento e com o isolamento do resto do mundo. É engraçado como aprendi a conhecer-me melhor e cresci enquanto pessoa depois de muitos destes períodos em que afastava de tudo aquilo que me rodiava.

Com este 'état d'âme', costuma surgir um reapaixonar pelas músicas mais sombrias, mais tristes, mais melancólicas (lá está...). Gosto, por natureza, deste tipo de sonoridade que seria pouco recomendável para arrebitar os espíritos de alguém que está na mó de baixo.

Uma das músicas que mais aprecio nestas minhas horas é a "Ouvi Dizer", dos Ornatos Violeta (do CD 'O Monstro Precisa de Amigos'). Se acham boa ou má, isso não me importa. Para mim é o exemplo de quão bela a tristeza consegue ser...

Vai assim a letra da música:

"ouvi dizer que o nosso amor acabou
pois eu não tive a noção do seu fim
pelo que eu já tentei
eu não vou vê-lo em mim
se eu não tive a noção de ver nascer um homem
e ao que vejo
tudo foi para ti
uma estupida canção que so eu ouvi
e eu fiquei com tanto para dar
e agora
não vais achar nada bem
que eu pague a conta em raiva

e pudesses eu pagar de outra forma

ouvi dizer que o mundo acaba amanhã
e eu tinha tantos planos p'ra depois
fui eu quem virou as páginas
na pressa de chegar até nós
sem tirar das palavras seu cruel sentido
sobre a razao estar cega
resta-me apenas uma razao
e um dia vais ser tu
e um homem como tu
como eu não fui
um dia vou-te ouvir dizer

e pudesses eu pagar de outra forma
sei que um dia vais dizer
e pudesse eu pagar de outra forma

a cidade está deserta
e alguém escreveu o teu nome em toda a parte
nas casas, nos carros, nas pontes, nas ruas
em todo o lado essa palavra
repetida ao expoente da loucura
ora amarga, ora doce
para nos lembrar que o amor é uma doença
quando nele julgamos ver a nossa cura"


Vi pela net a seguinte definição: 'melancolia: do grego melagcholia, substantivo feminino - tristeza profunda e duradoura; [...] reflexão pensativa ou contemplação'

"A lealdade e o respeito são uma forma de vida"
Aniki

1 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Eu tb tenho momentos de melancolia,axo mesmo que é uma: reflexão pensativa!
as vezes é bom..mas outras vezes..gostava de n a sentir!

beijoca
paulinha!

30/11/06 00:08  

Enviar um comentário

<< Home