2013-07-15

Persistência

Custa.
Custa
pousar a cabeça na almofada. Custa sentir o coração apertado com a vontade de gritar bem alto. Custa sentir-me impotente perante um sem fim de situações sobre as quais não tenho o mínimo de controlo. Custa ver-te ali. Custa olhar para o tamanho da muralha a escalar e ficar a ponderar quanto mais falta para alcançar o topo. Custa muito também pensar sequer se algum dia se chegará ao topo...

Custa saber que entendes cada palavra, cada sílaba, cada letra e, mesmo assim, a redoma permanece intacta. Custa seguir uma vida feita de banalidades, de gestos e acções sem grande sentido. Custa não poder ser-se o que se desejaria. Custa ter que racionalizar o afecto, ou pelo menos a ideia do mesmo. Custa ser forçado a levantar barreiras que gostaríamos de ver deitadas por terra. Custa olhar à volta e não ver senão água.

Custa tentar arranjar as palavras todas para dizer o que não pode ser dito. Custa arranjar as outras palavras, aquelas que se podem usar, já que sem dizer o que se pretende, dizem o que é possível. Custa olhar para frente pensando em tantos "se" e "será" que foram pavimentado o que foi ficando para trás. Custa não saber o que está para vir. Custa não saber sequer se haverá algo que está para vir.

Custa a distância, quase tanto como custa a proximidade. Custa também ser confrontado com a inexorabilidade do passar dos segundos, dos minutos, das horas, dos dias, das semanas, dos anos... Custam os cabelos brancos e os rugas à volta dos olhos. Custa entender que já não se terá 30 anos outra vez. Custa ainda mais ver os 40 ali, à distância de um piscar de olhos.

Custa ver a solidão, não só no percurso, mas sobretudo hoje. Custa ver a ansiedade que serviu de companheira em tantas noites mal dormidas. Custa ver a mágoa causada. Custa ver a desilusão, a decepção, as falhas, os erros, os tropeços... Custa não ter a certeza de que um dia tudo estará bem. Custa não conseguir olhar mais do que uns poucos palmos à frente do nariz. Custa não ter pontos de referência, indicadores de uma direcção seja ela qual for.

Custa e nem consigo colocar por palavras o quanto isto custa.

E no entanto, eu escolho não desistir.




"A lealdade e o respeito são uma forma de vida"

Aniki