2007-09-03

Síndrome do Colonizador

Estava hoje pela manhã a dar um giro por um blog (o Metanóia, da Carla, que acrescentei à minha lista de recomendações) quando me deparo com um post interessante. Estando já a caminho dos 13 anos de residência em Portugal, continua-me a chocar esta tacanhice própria dos naturais deste País relativamente à evolução da língua que hoje é compartilhada por 210 milhões de pessoas.

Não é a primeira vez que a ideia "os brasileiros querem roubar a nossa língua" ou "os brasileiros querem obrigar os portugueses a falarem/escreverem como eles" é assim lançada ao ar de forma algo leviana. Da minha parte, creio que na pluralidade está a riqueza da nossa - sim, por muito que custe a alguns, o português também é a língua dos brasileiros -, língua. Por outro lado, é natural que, por evoluções várias, 180 milhões de brasileiros tenham passado a escrever e falar de forma diferente dos 10 milhões de portugueses. Aliás, os 10 milhões de hoje também não falam um português "primitivo", porque este sofreu as suas evoluções e é bem diferente do que se falava e escrevia (neste País) há um século, por exemplo.

Sobre o assunto tratado no post da Carla, a unificação do português, há que dizer ainda o seguinte. Não creio que nenhum brasileiro tenha como primordial preocupação "impingir o escrever/falar brasileiro" a quem quer que seja. E mesmo que em 2008 o polémico acordo ortográfico traga algumas mudanças ao português escrito, não vai haver professoras nas escolas básicas a dizer: "Aí garotada. Vamo escrevê como os brasileiros querem".

Por isso, se me permitem o comentário, deixem lá estes tiques colonizadores de lado porque regra geral, é o primeiro passo para que uma opinião caia naquele populismo fácil onde os extremistas (sobretudo de direita) gostam de jogar. E porque gosto de colocar aqui exemplos de gente que sabe expressar opinião contrária sem recorrer ao insulto, deixo-vos este texto muito bem escrito por uma compatriota minha.

Aniki

Síndrome, substantivo feminino - 1. [...]; 2. figurado conjunto de sinais ou características associados a uma situação crítica e causadores de receio ou insegurança;

8 Comments:

Blogger Celso Soares disse...

Capichaba, ce eh brega memo viu! Uz brasileiro falam Portugueiz tau como uz Americano falam ingleiz falou?

Comigo, tudo joia.

Maiz ce nao eh brasileiro maiz nao viu. Ce deixou dgi se Brasileiro quando deixou dgi comeh bacalhau com arrozinho.

Ou isso foi sei irmao? Jah nao mi recordo maiz.

Sausichinha?

;)

3/9/07 15:24  
Blogger Avozinha disse...

Olá, Aniki. Eis-me aqui na procura dos jovens bloguistas do acampamento. Quanto ao tema em epígrafe, vivam os brasileiros! A minha neta mais recente é brasileira!

3/9/07 21:23  
Blogger Aniki disse...

Em primeiro lugar, uma palavra de saudação para a Avozinha. Espero que goste do cantinho!

Depois, para o Celso: o bacalhau com arroz sou eu e o meu mano ;o) Mas sabe bem!!! Agora o que queria saber é quando é q ce vem aqui pra Portugau pra gentxi comê uma sausichinha, uma picanha, uma maminha?

Abraços grandes mano Celso (o que eu me ri com o teu comentário foi de doidos!) ;o)

4/9/07 15:45  
Blogger Selma Tabita disse...

Tu tens é que actualizar isto...já se tem saudades! =)

Beijinhos**

18/9/07 09:43  
Blogger ..carlix.. disse...

aahahah! tenho que deixar o meu comentário aqui. É inevitável. Eu não percebi se estavas a ser agressivo ou não no teu comentário ao meu singelo post. Deixa-me dizer k eu adoro os brasileiros, como Amigos com A grande tenho uma mão cheia, o meu ex namorado é brasileiro, sou muito amiga dele e da familia toda (brasileira) dele.. enfim! Não quis de maneira nenhuma dizer "fogo, caraças já não bastava estes gajus virem praqui pro meu país, agora por causa deles vamos mudar o nosso português!".. NÃO! Se é pra mudar, não ser por mim que não o vão fazer! Tal como Celso brincou com o inglês e o americano, nós cá andamos pra ter essas mesmas diferenças, etc etc etc.. não vou prolongar-me sobre pormenores porque o "Português" nunca foi o meu forte, nem mesmo na escola (e eu inventei ir pra Comunicação Social, no secundário!).

Mas há mais!

Eu não me preocupo muito com a ideia (ou não) de certa forma ofensiva que as pessoas criam sobre o que escrevo! Fiz o post em jeito de piada e por esse sentido me fico.

Não sou nada patriota e até sou da opinião que este país é o que é graças aos meus amados brasileiros e africanos, que vieram "mexer a anca" deste país teso e cheio de manias! lolol

beijinho pro menino!

Ah! e obrigada pelas visitas! =) o meu mediocre blog ainda tem visitas fixes! eheheh

24/9/07 18:28  
Blogger ..carlix.. disse...

ah! deixa só dizer mais isto.

Para minha total felicidade só falta ter cá os animados cubanos e os mexicanos! Se em vez de terem pessoal "estranho" no meio da rua a tentar animar a malta, deixassem um pouco este pessoal "soltar-se" como fazem no país deles, eu sairía mais vezes de casa!! ai saia saia! lol

*

24/9/07 18:38  
Blogger Celso Soares disse...

Mexicanos jah comeca a ser demais.

26/9/07 16:07  
Blogger Butch Cassidy disse...

não queiras que os mexicanos se 'soltem' como no país deles. 3 palavras: Chili con Carne

26/9/07 17:18  

Enviar um comentário

<< Home